22/05/09

Fusilli com Pesto de Hortelã e Manjericão

O nome pesto provém do almofariz (pilão) tradicionalmente usado para fazer a massa italiana. Neste caso, adicionou-se hortelã à receita original.

30 g de hortelã fresco
30 g de manjericão fresco
3 colheres de sopa de queijo parmesão, ralado no altura
2 dentes de alho
30 g de pinhões
200 ml de azeite
100 g de queijo parmesão
500 g de fusilli secos

Algumas folhas de manjericão fresco, poro guarnecer
1 Para preparar o pesto, coloque a hortelã, o manjericão, o parmesão, o alho e os pinhões num robot de cozinha, com metade do azeite, e processe até obter uma pasta macia. Com o robot em funcionamento, adicione o azeite restante em fio fino e contínuo. Reduza o pedaço de parmesão a aparas, com um descascador de legumes, e reserve.
2 Leve ao lume uma panela grande com água e sal e deixe levantar fervura. Junte umas gotas de óleo, para evitar que a massa cole, e coza os fusilli de acordo com as instruções do fabricante. Escorra bem e volte a colocar no tacho.
3 Deite 2/3 do pesto sobre a massa. Aqueça, durante apenas 10 segundos, para que o molho não coza de mais. Sirva com as aparas de parmesão e as folhas de manjericão.
Sugestão do Chef Para obter um pesto mais tradicional, substitua a hortelã por manjericão. O molho que sobrar pode ser guardado no frigorifico durante uma semana, coberto com uma fina camada de óleo à superfície, para evitar a descoloração.
comments