22/05/09

Pasta Primavera

Graças aos aromas refrescantes dos legumes primaveris e ao sabor delicado da salsa e da hortelã, este prato é ideal para celebrar a chegada da Primavera


500 ml de caldo de legumes
12 cebolos ou 12 alhos-franceses anões, cortados em pedaços de 5 cm
12 cebolinhas, frescas ou conservadas em vinagre
25 g de favas descascadas
12 cabeças de aspargos (corte pedaços de 5 cm)
12 cenouras baby, cortadas em pedaços de 5 cm
100 g de ervilhas baby
500 g de espaguete fresco
3 gemas de ovo
200 ml de natas espessas
25 g de manteiga sem sal
50 g de queijo parmesão, ralado na altura
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de hortelã, cortada em tiras
Queijo parmesão ralado na altura, para servir

Encha uma panela com o caldo de legumes e leve a ferver. Coza os legumes, por partes, no caldo, até ficarem cozidos ou al dente. Retire os legumes do caldo com uma escumadeira, passe por água fria e reserve. Mantenha o caldo quente.

Leve a ferver uma panela grande com água e sal. Junte umas gotas de óleo, para evitar que a massa cole, e coza o espaguete, durante cerca de 2 a 3 minutos ou até ficar ai dente. Escorra bem e mantenha quente.

Leve a ferver um tacho grande com água. Retire o tacho do lume e coloque uma tigela grande sobre o tacho, certificando-se de que o fundo da tigela não toca na água. Coloque as gemas de ovo e 50 ml do caldo de legumes dentro da tigela e bata até obter um prepara- do ligeiramente espesso. Misture 200 ml do caldo de legumes restante com as natas, a manteiga e o parmesão, e incorpore no preparado de gemas. Deverá obter um molho muito leve e líquido. Incorpore os legumes reservados no molho, para aquecer, sem porém deixar ferver.

Adicione o espaguete ao molho com legumes, junte a salsa e a hortelã, e envolva bem, até aquecer. Tempere a gosto e sirva em pratos de sopa aquecidos, polvilhado com parmesão.

Sugestão do Chef Pode usar espaguete seco, em vez de fresco, cozendo-o de acordo com as instruções do fabricante.

comments